Efésios 4:11 e 1 Corintios 12:28
E lá vão as perguntas... Quais são esses ministérios? Pra que servem? Como saber qual ministério é o meu? Como saber se fui chamado?
Esse é um assunto que não vemos falar muito, mas que é de grande valia, pois temos que descobrir nossa identidade de Cristãos, se não continuamos sendo crianças como diz o verso 14.
Os dons ministeriais são cinco: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre.
Pra que servem os Dons Ministeriais?
O verso de Efesioss 4 responde:
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Efésios 4:12-14Como saber qual ministério é o meu? E como saber se fui chamado?
É simples, a medida que você for se doando para a obra e tendo intimidade com Deus, seu chamado irá gritar dentro de você, inicialmente você sentirá um desejo tendencioso para determinado trabalho, mas se ainda estiver muito amplo essa tendência e não da pra identificar, fiquem tranquilos pois é dessa forma mesmo, as vezes precisamos passar por algumas atividades para que venha de fato acontecer nosso ministério, como um tipo de exercício. Existem pessoas e pessoas, nem todos sentiram da mesma forma, pois cada um tem seu tempo de desenvolvimento.
E ainda existindo dúvida saiba que se realmente for chamado de por Deus, não poderá se satisfazer até começar a cumprir.
Segue abaixo os 5 ministérios detalhado:
Apóstolo
A palavra grega traduzida como apóstolo é apóstolos e significa literalmente “o que é enviado”. Um verdadeiro apóstolo do Novo Testamento é um cristão enviado divinamente a um ou mais lugares para plantar igrejas.
Profeta
Um profeta é alguém que recebe revelações sobrenaturais e fala por inspiração divina. Ele é usado frequentemente com o dom espiritual da profecia assim como os de revelação: a palavra de sabedoria, a palavra de conhecimento e o discernimento de espíritos.
Evangelista
O evangelista é aquele que é ungido para pregar o evangelho. Suas mensagens têm por objetivo levar pessoas ao arrependimento e fé no Senhor Jesus Cristo. São acompanhadas por milagres que atraem a atenção dos ímpios e os convence da verdade de sua mensagem.
PastorDe todos os ofícios do ministério cristão, o pastorado é o mais conhecido em nossos dias. Não raro, o título é dado até mesmo aos ministros em diferentes funções ministeriais. A função é tão honrosa, que o antigo Testamento freguentemente atribui a Deus o título de pastor de Israel ( Jr. 23:4; Sl. 23:1; Sl. 80:1 ). O vocábulo originalmente aplicado a um guardador de ovelhas significa apascentador, guia, protetor ( Is. 40:11 ). Estas definições correspondem às varias fases das atribuições e deveres do pastor. Como no caso dos demais ministérios, encontramos em Jesus o grande exemplo de pastor.
Mestre
De acordo com a ordem listada em 1 Coríntios 12:28, o cargo de mestre é o terceiro maior chamado. Um mestre é alguém ungido de forma sobrenatural para ensinar a Palavra de Deus. Muitos ensinam simplesmente por se sentirem obrigados, mas alguém que ocupa o cargo de mestre é ungido para ensinar. Muitas vezes, recebe revelações sobrenaturais a respeito da Palavra de Deus e pode explicar a Bíblia de forma que a faz compreensível e aplicável.
Então é isso meus queridos, eu enxuguei bastante o que queria dizer, por falta de tempo, infelizmente, mas espero que pra quem nunca ouviu falar nesse assunto tenha um norte, abaixo deixarei dois links interessantes, vale muito apena, lá eles não enxugaram o assunto e fala detalhes importantissimos. Shalom Adonai.
Se uma pessoa não sentiu uma compulsão e chamado interior para um dos cinco dons ministeriais, ou se não está ciente de qualquer unção especial para cumprir uma tarefa dada por Deus, ou se nenhuma oportunidade apareceu para que exercite os dons que acha que tem, ela não deve tentar algo que Deus não a chamou para fazer. Ela deve tentar ser bênção no corpo de sua igreja local, sua vizinhança e lugar de trabalho. Mesmo não sendo chamada ao ministério “quíntuplo”, ela é chamada para servir usando os dons que recebeu de Deus e deve tentar se mostrar fiel.
O fato das Escrituras mencionarem cinco dons ministeriais, não significa que todas as pessoas que ocupam o mesmo cargo terão ministérios idênticos. Paulo escreveu que “há diferentes tipos de ministérios” (1 Co. 12:5), fazendo diferenciações entre ministros que ocupam o mesmo cargo. Além do mais, parece haver vários níveis de unção sobre os que ocupam tais cargos; portanto, podemos categorizar cada cargo por grau de unção. Por exemplo, existem alguns mestres que parecem ser mais ungidos que outros. O mesmo se aplica aos outros dons ministeriais. Pessoalmente, acredito que qualquer ministro possa fazer coisas que resultarão no aumento da unção sobre seu ministério, como se mostrar fiel por certo tempo e se consagrar profundamente ao Senhor.
Texto acima extraído do site: http://www.heavensfamily.org/ss/portuguesetdmm/18
Esse link é um teste que encontrei no google para dons ministeriais, inicialmente fiz um pouco incrédula e resistente, mas de verdade ele da um norte também.
http://americanopolis.com/dons/
Bênção pura essa palavra. Assunto interessante demais para os que ardem no seus corações a vontade de trabalhar para o Senhor.
ResponderExcluirJoana....fire fire..